Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de março de 2012

Bom final de semana

Red Hot Chili Peppers - Monarchy of Roses

MIKA - Grace Kelly

quinta-feira, 15 de março de 2012

Tony Iommi relata sua trajetória em livro

Imagem
Vamos falar sobre o livro "Iron Man: My Journey through Heaven and Hell with Black Sabbath", simplesmente a biografia do grande guitarrista Tony Iommi, o mestre de riffs fantásticos a frente do Black Sabbath em todas as suas formações. Falarei sobre as impressões que tive ao ler o livro recentemente. Antes que alguém se anime muito, revelo que li a versão digital em inglês. Este livro ainda não foi lançado por aqui...

O livro conta toda a história do grande guitarrista, desde sua infância até os dias atuais, quando excursionou como Heaven And Hell - ele chega a falar da morte de Ronnie James Dio (mas não cita nada sobre sua recente descoberta de estar com linfoma). Curiosamente, a abetura do livro começa falando sobre o acidente que decepou partes dos dedos de Iommi, no seu último dia de trabalho, obrigando-o a transformar totalmente seu jeito de tocar (ele fala como construiu os dedais que usa até hoje). Acredito que uma forma de mostrar a superação que ele teve que passar para se tornar um dos guitarristas mais importantes da história do rock.
Os primeiros capítulos do livro contam um pouco da infância e da adolescência de Iommi, mostram que antes de tentar a sorte na guitarra ele chegou a tentar tocar arcodeão (!?!?!?), mostra o momento em que ele conhece Bill Ward, quando vê o anúncio de Ozzy, a formação da banda como Earth, o porquê da mudança de nome e toda a história do Black Sabbath. Um capítulo interessante é a passagem meio que instantânea que Iommi fez no Jethro Tull. Com direito a descrever como foi a gravação do especial que acabou gerando o filme "Rock and Roll Circus", dos Rolling Stones.
Outros detalhes que me chamaram a atenção foi Iommi revelar que era, sim, o líder da banda. E o que mais se interessava em explorar as sonoridades no estúdio, enquanto gravavam os discos da banda. Outra curiosidade interessante é que no disco "Master Of Reality", eu jurava que aquela tossida na introdução de "Sweet Leaf" era do Ozzy. Não é, é do Iommi!
Próximo do fim da era Ozzy, temos detalhes interessantes também. Iommi explica os problemas com os agentes, a falta de dinheiro, apesar das altas vendas, e os efeitos destes problemas nos relacionamentos entre os integrantes. Mas os detalhes que mais me chamaram a atenção foram que Ozzy chegou a cantar em "Children Of The Sea" (clássico na voz de Dio - Iommi revela que ainda tem uma fita em algum lugar com esta versão com Ozzy). E que Sharon, futura esposa do madman, na época ajudando o pai a gerenciar a carreira do Sabbath, apresentou Dio a Iommi (depois ela romperia com o pai e ficaria com Ozzy). Mais pra frente, ficamos sabendo que Gillan topou entrar para a banda após uma bebedeira. No dia seguinte, nada se lembrava. Mas acabou gravando o álbum... Alguns capítulos dedicados à vida privada do guitarrista talvez não interessem tanto, exceto o que ele revela alguns detalhes de seu relacionamento com Lita Ford. E tome casamentos e divórcios, problemas com a guarda da filha, etc. Mas estes capítulos estão entrelaçados entre os outros e a leitura flui facilmente.
Para quem já leu a biografia de Ozzy Osbourne ("Eu sou Ozzy"), percebemos claramente que Ozzy era mais lunático, aventureiro, e Iommi era mais pé no chão, aquele que olhava os detalhes de gravação, a musicalidade, criação dos riffs. Ambos se viciaram em drogas, mas Ozzy é bem mais profundo e variado em termos de substâncias. Iommi ficou mais restrito à cocaína e por um período de tempo mais curto.
Para todos que gostam do Black Sabbath em todas as suas fases, este é um livro que as descreve, aliás, é o único que pode descrever, pois somente ele lá esteve durante todo o tempo, com todas as mudanças de formação. Não é um livro de revelações bombásticas, mas uma biografia que nos permite conhecer um pouco mais a fundo este mestre de riffs chamado Tony Iommi, uma pessoa fantástica pelo que pude perceber lendo sua biografia. Recomendo a todos os amantes do belo heavy metal que ele sempre praticou, em especial os que não tenham preconceito com as fases do Sabbath pós-Ozzy. Este livro foi lançado nos EUA no final do ano passado (novembro; outubro na Europa) e não vejo previsão de lançamento aqui no Brasil. Para quem tiver inglês bom, vale a pena!
Alguns vídeos:
"Sweet Leaf", com a tossida de Iommi:

http://www.youtube.com/watch?v=H3YtvuZ2-I0&feature=player_embedded

"Children Of The Grave", com Rob Halford nos vocais:

http://www.youtube.com/watch?v=s6yROrOBp7A&feature=player_embedded

"Children Of The Sea", com Dio nos vocais:

http://www.youtube.com/watch?v=K0RoD6fyn60&feature=player_embedded

Recomendo a leitura deste post ao som de "Sabbath Bloody Sabbath"! Até a próxima!!
Matéria original: Ripando a História do Rock

Kiko Loureiro: download gratuito de app do guitarrista

Em parceria com a empresa Mobile Roadie, o guitarrista Kiko Loureiro disponibiliza gratuitamente para o público o seu aplicativo oficial para iPhone.
O aplicativo contém letras, fotos, vídeos raros, novidades, agenda, biografia, e muito mais. Também é possível escutar músicas e assistir aos vídeo clipes lançados, além de estar conectado diretamente às redes sociais de Loureiro.
Para baixar o aplicativo basta acessar o link abaixo da loja virtual da Apple.
http://mobileroadie.com/apps/kiko
Imagem
Fonte desta matéria: Roadie Crew


Fonte: Kiko Loureiro: download gratuito de app do guitarrista - Novidades (Notícia)http://whiplash.net/materias/news_841/150358-kikoloureiro.html#ixzz1p9zrhOX0

Roger Waters: “Another Brick...” com jovens da Rocinha

De acordo com o jornal O Globo, cerca de 15 estudantes de uma escola na Rocinha, no Rio de Janeiro, com idades entre 11 a 17 anos, se apresentarão no show do músico Roger Waters que deve acontecer no dia 29 deste mês no Estádio Olímpico João Havelange.
Além de se apresentar no Rio de Janeiro, Roger Waters também tem shows marcados em Porto Alegre, no dia 25 de março, e nos dias 1 e 3 de abril, em São Paulo.
Fonte desta matéria: Cifra Club

KISS e Motley Crue as turnês serão anunciadas semana que vem


Vince Neil revelou ao The Las Vegas Sun que semana que vem acontecerá em Los Angeles o anúncio da turnê conjunta de KISS e Mötley Crüe. A excursão deve acontecer entre julho e setembro, percorrendo os Estados Unidos.

G3: video raro de 1998. Satriani, Schenker e Uli Roth


O G3 é um projeto criado pelo guitarrista Joe Satriani em 1996, que reúne sempre 3 guitarristas famosos (e o guitarrista Steve Vai sempre está presente entre eles, além de Paul Gilbert, John Petrucci e outros). Em 2012 já foi anunciado uma turnê pela Austrália e Nova Zelândia com Joe Satriani, Steve Vai e Steve Lukather (Toto).
Em 1998 (quem quiser conferir o review dessa turnê pode conferir no link http://www.satriani.com/G3/1998.html) o G3 que teve apenas algumas datas na Europa contou com 2 lendas da guitarra além de Joe Satriani, Michael Schenker (UFO, MSG e Scorpions) e Uli Jon Roth (Scorpions). Eles tocaram no G3 apenas em 98, e no You Tube há uma raridade, que é o clássico de Jimi Hendrix, "Voodoo Child", sendo tocada pelos 3 guitarrista na jam.
É o único registro que se tem dos 3 guitarristas juntos nessa temporada do G3 em 1998, vale a pena conferir. 

"Rodolfo ex-Raimundos não sabe o que é amor"

Rodolfo ex-vocalista do RAIMUNDOS se encontrou casualmente com os atuais membros da banda, Digão e Canisso nesta sexta-feira dia 9, foi a primeira fez que eles se encontraram após cinco anos. Apesar do encontro, Digão, atual vocalista da banda, criticou o ex-companheiro de banda.
Rodolfo ainda postou uma foto do encontro no Twitter, deixando o seguinte comentário no post: "Velhos amigos, novos tempos. Que Deus os Abençoe".
"No aeroporto ele me abraçou e disse: 'Eu te amo cara, não escuta o que os outros falam, escuta de mim'. Já que ele postou a foto com esse dizeres, eu digo o que senti por aqui. Quando ele disse que me 'amava', preferi não dizer nada na hora, não achei oportuno e quando não se tem algo bom a dizer é melhor ficar calado", disse o atual vocalista no Facebook.
"O que penso a respeito não mudou. Rodolfo não sabe o que é amor. Amor não se mede em palavras, se mede nas atitudes! Usar a palavra de Deus contra o que até hoje engorda a sua renda, seria o mesmo que se um jogador, num mesmo jogo, fizesse gol para os dois times. Eu o perdôo, são novos tempos. Mas, por suas atitudes, não somos 'velhos amigos'."
Apesar de tudo isso, no ano passado surgiram rumores sobre uma possível reunião da formação original da banda, mas foram desmentidos por ambos os lados.
Fonte desta matéria: rollingstone.com.br

Paul McCartney a turnê que passa pelo Recife tem data no Uruguai

Músico toca pela primeira vez em Montevidéu

paulmccartney
Paul McCartney vai se apresentar pela primeira vez no Uruguai. O músico deve tocar no Estádio Centenário, em Montevidéu, no dia 15 de abril. O show é parte de uma turnê sulamericana que passa pelo Brasil com - ao menos - duas apresentações no Recife. Conforme noticiado antes, o Secretário de Turismo da Cidade, André Campos, confirmou os shows nos dias 21 e 22 de abril, no Estádio do Arruda. Uma outra data estaria sendo fechada em Florianópolis, e Brasília seria também candidata a receber Mccartney nessa turnê.
Paul McCartney, que acaba de lançar o álbum “Kisses o the Bottom”, tocou em São Paulo, em 2010, e no Rio, no ano passado. Clique nos links para ver como foram os shows.

Gene Simmons do Kiss se apresentará solo


Gene Simmons, lendário baixista do Kiss, fará uma rara performance solo no evento beneficente Rock For Vets, em 10 de abril, no Roxy de Hollywood, Califórnia. O linguarudo declarou: “filmaremos esse evento, e na banda de apoio terei membros militares.”

Tempo bom