Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

The Byrds lança compactos em edição limitada e promovem resgate histórico



As tais preferidas dos Byrds
Só ele conhece
Alguém lhe mostrou!
— Os Hipnóticos,
Caçador de Bonus Track
No final de novembro, dois novos compactos dos Byrds passaram a integrar a discografia da banda. Os títulos tiveram tiragem limitada, voltada para colecionadores, e o lançamento aconteceu durante a Black Friday, em evento associado ao Record Store Day. As bolachinhas em vinil de 7 polegadas foram prensadas pelo selo Sundazed e promovem um resgate histórico.

O que parece ter deixado os fãs mais empolgados foi o single de The Times They Are A-Changin’, com She Don’t Care About Time no Lado B. Em 1965, quando os Byrds criaram o folk rock e estouravam nos Estados Unidos com Mr. Tambourine Man, a Columbia havia solicitado a gravação de uma nova cover de Bob Dylan para ser lançado como compacto. A banda recriou The Times They Are A-Changin’ e o título já possui até mesmo capa. Entretanto, a gravadora não aprovou o resultado final, que acabou engavetado.
O lançamento recente da Sundazed resgata esse título em seu formato original. Até mesmo a capa (acima) foi a idealizada na época. A versão é inédita, proveniente de uma gravação nunca disponibilizada antes. Tornando tudo ainda mais especial, a prensagem foi feita em vinil vermelho de 45 rotações.
O segundo compacto histórico resgatado pela Sundazed é Eight Miles High, com Why no lado B (capa ao lado). Gravado em 22 de dezembro de 1965 nos estúdios da RCA de Los Angeles, a faixa principal é um marco na história do rock psicodélico. Para muitos estudiosos do gênero, é com essa música que o gênero se inicia! A composição trazia influências sacadas das improvisações de Coltrane no sax e da cítara de Ravi Shankar, tinha arranjos elaborados que produziam uma sonoridade hipnótica, além de trazer solos surreais de Roger McGuinn na Rickenbacker de 12 cordas.

As gravações, mais uma vez, foram vetadas pela Columbia. Uma cláusula contratual impedia as bandas de fazerem registros em outros estúdios. Uma medida para que a gravadora não pagasse pelo serviço, sendo que possuia estúdios próprios. Assim, os Byrdsse viram obrigados a regravar as faixas. Mesmo com a banda preferindo o resultado final alcançado na gravação original, os takes produzidos na Columbia é que foram incluídas no disco Fifth Dimension.
Os dois compactos lançados pela Sundazed tiveram venda exclusiva através de lojas independentes de discos durante a Black Friday (25 de novembro). Em teoria, a tiragem limitada já esgotou. Mas com sorte, em sites como o Ebay você ainda consegue achar exemplares desses registros históricos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário